quarta-feira, 9 de março de 2011

Algo Chamado Mudança



Por quê? por que os homens revivem a história, mantêm as tradições e prestam homenagens ao passado? Existe, porventura, uma necessidade ou instinto fundamental no ser humano de manter imutável uma pequena parte do mundo em contínua mutações?
A mudança é uma grande constante no mundo em que vivemos. Nós a vemos em toda a parte. Edifícios são demolidos e substituídos, provocando mudanças na silhueta do horizonte. Onde havia uma pastagem, surge uma nova estrada, e a linha de trafego de uma região é alterada. Mas existem outros tipos de mudanças mais difíceis de serem vistos. O crescimento, por exemplo, a idade; é claro que percebemos as conseqüências, mas o ritmo é tão lento e vagaroso, que quase não vemos a mudança acontecer, até que tenha acontecido.
Mas que é a mudança? É uma questão que há séculos preocupa o ser humano, pois a mudança é um paradoxo. O filósofo assim a definiu: "A mudança parece exigir que algo esteja em si mesmo e ao mesmo tempo não esteja em si mesmo." por exemplo, o gelo é gelo, mas, como observa o filósofo, também não é gelo, considerando que se derrete e se transforma em água. jogo de palavras? talvez, mas o ponto importante para aquele que pretende enfrentar as mudanças, com sucesso, é que a mudança não é apenas um evento, algo que aconteceu; mas também um processo continuo e sempre presente. E somente aqueles capazes de identificar a mudança, como um processo onde está acontecendo, é que pode tomar as medidas necessárias para influir nos resultados, pois, mesmo quando o homem procura mudanças, ele resiste a ela.
A história esta cheia de casos de indivíduos ou sociedades que não puderam ou não quiseram, se adaptar a novas realidades; em nossa própria geração já vimos categorias inteiras de empregos, produtos, serviços, organizações religiosas, que se tornaram obsoletos, o declínio e o fracasso de empreendimentos que não puderam mudar.
O homem resiste as mudanças com a mesma intensidade que as procura. A resistência às mudanças não se limita a coisas desconhecidas ou impróprias; assim, o homem faz as mudanças e o homem resiste às mudanças. E a história pende mais para o lado dos fazem do que para o lado dos que as resistem.

Sócrates Oliveira

12 comentários:

  1. Querido pastor,
    Seja bem vindo ao mundo dos bloggueiros!
    Seu texto é muito oportuno. Muitos resistem à mudança e não conseguem perceber os benefícios que ela pode trazer. Só vêem os malefícios. Cultuam o passado e o "status quo". É assim em suas vidas pessoais e também na vida comunitária, principalmente na igreja.
    Que Deus o abençoe com mais pensamentos!
    Abraços,

    Dininho

    ResponderExcluir
  2. Mudança não rima com conforto, mas com conflito. Por isso há tanta resistência. Mudanças são sempre necessárias, a despeito de tudo, uma vez que a própria vida é dinâmica. Só Deus não muda o seu caráter. Mas o próprio Deus muda a sua forma de atuar. Deus é muito criativo.
    Que o Senhor o abençoe nas suas reflexões, meu caro amigo. Abração.
    Diné Lóta

    ResponderExcluir
  3. Caro Sócrates,
    parabéns, creio que será muito produtivo, pois de sua cabeça só sai coisa boa.
    Se desejar, visite o meu: www.prneemiaslima.blogspot.com
    Abraços.
    Neemias Lima

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo,
    Ler bons blogs é como conversar com o autor. Estou certo de que aqui veremos muitos bate-papos de elevado nível.
    A estréia é com grande estilo! Sua autoridade sobre o tema é completa. Eu presenciei mudanças com sua coordenação e vivi outras importantes sob seu comando.
    Um grande abraço,
    Antonio Lopes

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto Pr. Sócrates. Nos faz refletir sobre a desordem necessária que toda mudança nos traz, em busca de uma ordem mais organizada.
    Que o amigo possa continuar nos abençoando com seu textos.
    Pr José da Neves (deca)

    ResponderExcluir
  6. Caro Sócrates
    Bom ler o que você pensa. Sempre é de grande proveito.
    Sou um dos que resistem a mudanças, mas não todas. Certa vez um amigo me disse que sou estranho porque sou extremamente radical em algumas coisas e completamente liberal em outras. Respondi a ele que fácil me compreender, pois sou radicalizado no que é imutável por sua natureza e sou liberal no que é mutável por ter origem na natureza humana.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela excelente iniciativa.

    Fraterno abraço,

    http://alfredooliveiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Estimado chefe,

    Grato por compartilhar o blog!

    Na minha humilde opinião, se considerarmos nosso caso em particular (Batistas Brasileiros), eu acho que MUDANÇAS são de tal forma cruciais, que caso as mesmas não ocorram, estamos fadados a decrescer e definhar! Se tal prognóstico sombrio for verdadeiro, a questão fica sendo: quais as balizes que deveríamos usar pra nortear estas mudanças???

    Uma destas balizes, penso eu, é a HISTÓRIA. Um bom conhecimento do passado (TRADIÇÃO), pode nos ajudar a traçar sábios planos para MUDANÇAS, evintando possíveis erros outrora cometidos. Eu nunca esquecerei de minha visita ao Campo de Concentração de Dachau (1933-45): depois do tour pelos horripilantes corredores da morte e as barbáricas fotografias, uma placa em vários idiomas dizia: "Quem não conhece o passado está condenado a repetí-lo". A leitura do livro encomendado pelo nosso Chefe, Pr Piragine, tem me abalado bastante!!! Temos que efetuar MUDANÇAS, sem incorrer nos erros dos Congregacionais, dos Presbiterianos, e dos Episcopais. Tais MUDANÇAS, eu acho, podem ser norteadas pela HISTÓRIA; pois a mesma é a bússola mais segura para o futuro.

    Seu mais ínfimo servo,
    Riker

    ResponderExcluir
  9. Grande amigo,

    Entre os muitos blogs, certamente o seu fará história.

    Suas colocações sempre pertinentes e equilibradas levarão à reflexão.

    Certamente estaremos visitando esse novo endereço

    pr roberto macharet

    ResponderExcluir
  10. Estimado Pr Sócrates.
    Louvamos ao Senhor por mais este espaço, que com certeza será de muita benção para o povo de Deus.
    Quando penso em mudanças, vem a minha mente as vidas de muitos missionários espalhados pelo mundo que estão vivendo a cada dia mudanças, desde as mais pequenas e irrelevantes às complexas mudanças culturais. Realmente é um processo em que estamos metidos todos nós.
    um grande abraço,
    Leno Franco

    ResponderExcluir
  11. Que bom que decidiu usar mais esta midia. Aqui, como nas outras, estarei na sua cola! rs.
    Bem vindo. Forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Pastor,

    Estou seguindo o blog do senhor, se desejar seguir o meu será um prazer!!!!!!!!

    www.enoquegomesdossantos.blogspot.com

    Abraço

    Enoque Gomes

    ResponderExcluir