domingo, 29 de janeiro de 2012

Em Busca da Excelência

“Até que todos  que todos cheguemos à unidade da fé e ao pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura completa  de Cristo”. Ef. 4.13

Quando andamos pelas ruas de nossa cidade é comum observarmos em muitos dos veículos de transporte e serviço uma frase solicitação: “veja como estou dirigindo?”  seguido de um número de telefone para qualquer reclamação.  Esta atitude é conseqüência do momento comportamental das organizações e são frutos dos programas de qualidade total, programas de excelência iniciados nos anos cinqüenta e que ganharam impulso tremendo nos últimos dez anos do final do século passado.  Interessante que quando lançaram as bases destes programas o apostolo Paulo há muito  já havia escrito o texto de Efesios que é o mais completo e objetivo resumo dos  programas de excelência em todos os seus aspectos.  A expressão introdutória do v. 13  de Ef. 4 diz: "Até que todos..."    efetiva a necessidade de uma constância no propósito de alcançar o mais elevado padrão de excelência ou seja buscar uma profunda interação que se traduza pela unidade: unidade dos princípios bíblico, unidade dos valores espirituais e morais.  Se formos capaz de entender o imperativo de que "todos" precisam ser alcançados,  ser preparados, ser atualizados  e manter esta constância então estaremos  na  Busca da Excelência.   A excelência não é algo que se instale automaticamente, que se estabeleça  ou que se imponha de cima para baixo a excelência  é um processo continuo de aperfeiçoamento é uma construção gradativa conquistada com o tempo o aperfeiçoamento continuo é outra responsabilidade que o texto define através da expressão "pleno conhecimento" que não se limita a simplesmente alcançar a todos, mas também em conquistar dia a dia a uma compreensão plena, que possa ser traduzida em eficiência. Ainda que em um primeiro instante a tarefa  que estamos realizando possa  parecer completa sempre haverá a  necessidade de aperfeiçoamento "com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo” (Ef. 4.12),  O Comprometimento  com os resultados é outro aspecto fundamental na Busca da Excelência. Ainda faz-se necessário um profundo comprometimento com os resultados  "Até que todos cheguemos"  Reconhecer o valor e importância do resultado a ser  alcançado permite a visualização de oportunidades diversificada de crescimento, desperta o interesse em ampliar os horizontes. Quando alcançarmos um profundo comprometimento com os  resultados a estaremos na caminhada da Busca da Excelência. As potencialidades desenvolvidas sistemática  e harmoniosamente refletem em crescimento e em desenvolvimento pleno na direção ao alvo estabelecido " à perfeita medida da estatura da plenitude de Cristo."  Em Busca da Excelência.


2 comentários:

  1. Texto muito Edificante e agregador de uma medida incalculável de valor, para se aplicar em diversas áreas de nossas vidas ao longo das batalhas que enfrentamos. Obrigado pela mensagem irmão.

    Marcelo F. Silva

    ResponderExcluir